Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Jéssica Sbroglia

Endossando as palavras do Victor: excelente texto, professores!

Confesso que eu mesma, como estudante de Ciências Sociais, também compartilhei desse pensamento — até começar a atuar na área de Monitoramento & Avaliação. Hoje, utilizo uma ampla gama de métodos quantitativos e qualitativos na avaliação e na construção de sistemas de M&A. Além disso, as avaliações de impacto econométricas, como as realizadas pelo J-PAL, têm se mostrado excelentes fontes de evidências para a formulação de políticas públicas e programas voltados ao combate à pobreza.

Expand full comment
Avatar de Victor Ferreira

Excelente texto, professores. Obrigado!

É uma pena que, de fato, tenhamos tantos déficits no ensino de matemática ao longo da trajetória dos alunos no colégio. No caso do estudante médio de ciências humanas, a situação parece piorar, me parece, ao longo do ensino superior, uma vez que não é difícil se deparar com grades curriculares (seja em graduações em ciências sociais, sociologia, antropologia, entre outras) que praticamente negligenciam as disciplinas de metodologia, reservando a elas apenas um ou dois semestres. Quando isso acontece, dificilmente o aluno encontra uma situação de real contato com as possibilidades criativas da mobilização de métodos quantitativos nas ciências humanas. E isso por vários motivos - incluindo aí a (ainda) baixa quantidade de professores especializados em tais métodos nos departamentos de nossos cursos de humanas.

Enfim, muita coisa a ser explorada! Só o fato de termos acesso fácil a um conteúdo hoje como o AQMS já mostra que as coisas estão mudando aos pouquinhos.

Expand full comment
3 comentários a mais...

Nenhuma publicação